Lesão de ligamento cruzado: cirurgia, recuperação e prognóstico

Lesão de ligamento cruzado: cirurgia, recuperação e prognóstico

A lesão de ligamento cruzado é uma das mais comuns no joelho. Geralmente, ela ocorre durante a participação em esportes como futebol, handebol e basquete.

Essa condição pode comprometer a estabilidade da articulação do joelho por completo. Por isso, acaba exigindo a adoção de um tratamento adequado para garantir uma recuperação completa ao paciente.

A seguir, vamos entender como é realizada a cirurgia após a ruptura de ligamento cruzado, o que esperar do processo de recuperação e o prognóstico. Acompanhe!

O que é a lesão de ligamento cruzado?

A lesão de ligamento cruzado ocorre quando um dos principais ligamentos que fazem parte da estrutura do nosso joelho se rompe, seja de forma parcial ou total.

No nosso joelho, contamos com dois ligamentos cruzados:

  • Ligamento Cruzado Anterior (LCA): é o ligamento responsável pela estabilidade anterior do joelho, impedindo o deslocamento excessivo da tíbia em relação ao fêmur.
  • Ligamento Cruzado Posterior (LCP): por sua vez, tem a função oposta ao LCA, controlando o deslocamento posterior da tíbia.

Contudo, a ruptura do LCA é a mais comum. Geralmente acontece após a realização de movimentos de torção abruptos ou por conta de impactos diretos sofridos sobre o joelho.

Principais causas e fatores de risco para ruptura de ligamento cruzado

Como vimos, a ruptura de ligamento cruzado pode acontecer por diferentes questões. No entanto, podemos destacar como as principais causas:

  • Realização de movimentos bruscos de giro ou de torção do joelho;
  • Pouso inadequado após um salto;
  • Paradas muito rápidas ou mudanças de direção repentinas;
  • Colisões diretas no joelho comuns em esportes de contato;
  • Fraqueza muscular do paciente,
  • Falta de condicionamento físico adequado para a prática do esporte escolhido.

Com relação aos fatores de risco, o principal deles é a participação em esportes de alta intensidade. Contudo, ter um histórico de lesões no joelho também é um fator que requer bastante atenção.

Como é a cirurgia para ruptura de ligamento cruzado?

Quando estamos tratando de uma lesão grave que compromete a estabilidade do joelho, como a ruptura do ligamento cruzado, por exemplo, a opção cirúrgica é a mais recomendada e a única capaz de restaurar a qualidade de vida do paciente.

Atualmente, o procedimento mais utilizado é a reconstrução do ligamento cruzado anterior, que consiste basicamente em realizar a substituição do ligamento rompido por um enxerto, que pode ser dos seguintes tipos:

  • Autólogo: retirado do próprio paciente, podendo ser do tendão patelar, isquiotibiais ou quadríceps;
  • Alogênico: obtido de doadores, sendo uma opção a se considerar em alguns casos específicos,

A cirurgia é realizada via artroscópica, um tipo de procedimento minimamente invasivo capaz de reduzir o tempo de recuperação, assim como as possíveis complicações pós-operatórias.

O tempo cirúrgico pode variar entre 60 e 90 minutos. Além disso, a alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte. Afinal, tudo vai depender do horário de realização e da condição do paciente após o procedimento.

Recuperação após a cirurgia

Após uma cirurgia como essa, a reabilitação é fundamental para restaurar a função do joelho. O processo ocorre em etapas:

  1. Fase inicial (0 a 2 semanas): controle da dor e inflamação, uso de muletas e mobilização do joelho;
  2. Fase intermediária: a fisioterapia já inicia na primeira semana para fortalecimento muscular, melhora da mobilidade, bem como recuperação do equilíbrio;
  3. Fase avançada (3 a 6 meses): treinamento funcional, simulação de atividades esportivas e ganho de confiança no joelho,
  4. Retorno ao esporte (6 a 12 meses): o tempo para voltar a atividades esportivas depende da resposta do paciente à reabilitação. Por isso, pode levar até 12 meses.

Prognóstico e resultados

Com um tratamento adequado, a maioria dos pacientes é capaz de recuperar a estabilidade do joelho e retornar às atividades normais.

No entanto, manter o comprometimento com o programa de reabilitação é essencial para evitar complicações.

Assim, pacientes que seguem corretamente a reabilitação apresentam uma taxa de sucesso elevada, com retorno completo às atividades esportivas dentro de 9 a 12 meses.

Portanto, se você sofreu uma lesão de ligamento cruzado e precisa de um especialista para avaliar o seu caso, agende uma consulta comigo, o Dr. Marcelo Paulini. Sou ortopedista e cirurgião especializado em joelho.

Dr. Marcelo Paulini

Dr. Marcelo Paulini Costa é um ortopedista e traumatologista com vasta experiência em tratamentos avançados para lesão e cirurgias minimamente invasivas para o joelho. Com diversas formações na área, Dr. Marcelo atua no tratamento, prevenção e acompanhamento, o que o torna uma referência na reabilitação de esportistas de alta performance. Recupere sua autonomia e mobilidade através do Whatsapp (11) 95031-2015.

Artigos e novidades

Entre em contato

Agende sua consulta de forma rápida e prática pelo WhatsApp!

Estamos aguardando seu contato.

Outros Artigos e Notícias